Tuberculose
Tuberculose é a infecção pulmonar causada pelo micobacterium tuberculosis. Essa infecção ocorre quando alguém (portador da doença) tosse e lança os bacilos no ar. A partir daí, uma outra pessoa respira esse mesmo ar, podendo, assim, desenvolver a doença.
O Dr. Malucelli possui longa experiência na medicina do tórax no Brasil e já realizou centenas de cirurgias em adultos e crianças.
Sintomas
A imensa maioria das tuberculoses inicia-se com sintomas semelhantes a uma pneumonia comum, ou seja, ocorre tosse com secreção (catarro), na presença ou não de febre, com ou sem suor à noite, dores articulares, com ou sem emagrecimento. Muitas vezes pode ser observada somente uma tosse crônica, irritativa, por mais de 21 dias.
Diagnóstico
O médico deve pensar que pessoas com os sintomas acima podem ser portadores de uma pneumonia banal. Porém, quando o tratamento não está surtindo efeito, pode-se concluir que aquela infecção talvez configure um caso de tuberculose e começar a investigar através de exames que consigam isolar o germe.
Tudo começa com uma radiografia e um exame de escarro, mas muitas vezes esses exames não conseguem isolar o bacilo da tuberculose e, portanto, não confirmam o diagnóstico. Nesses casos, um excelente exame para a confirmação do diagnóstico é a endoscopia respiratória.
A endoscopia respiratória é um exame de extrema importância quando há suspeita de tuberculose sem que se consiga chegar a um diagnóstico preciso. Por meio de equipamentos específicos, o médico faz a coleta de material do interior do pulmão para análise. Dessa forma, há uma grande chance de se isolar o bacilo e conseguir o tratamento adequado da doença.
Tratamento clínico
Na imensa maioria das vezes o tratamento da tuberculose é feito por pneumologistas, com o uso de medicamentos orais (isoniazida, rifampicina, perazinamida, etambutol, e estreptomicina). Geralmente usam-se três dessas drogas por um período de 6 meses, podendo esse tempo ser estendido (12 a 18 meses). A chance de cura é de mais de 90%. A saúde pública fornece os remédios gratuitamente.
Tratamento cirúrgico
São poucas as situações em que há necessidade de tratamento cirúrgico, como por exemplo: na falência do tratamento com medicamentos; na presença de tosse com grande sangramento; na ocorrência de destruição pulmonar ou de bola fúngica; quando há empiema da pleura; se houver estenose do brônquio; ou suspeita de câncer/ do pulmão. Pode haver indicação de cirurgia quando há a presença de bronquiectasias.
A cirurgia é realizada em centro cirúrgico, sob anestesia geral, e depende do tipo de problema a ser tratado. A maioria das intervenções cirúrgicas exige internamento hospitalar por um período de no mínimo, 7 dias.