Osteomielite do osso esterno / costelas

Osteomielite é a infecção dos ossos. No tórax, pode ocorrer no osso esterno, como também em uma ou mais costelas.

O Dr. Malucelli possui longa experiência na medicina do tórax no Brasil e já realizou centenas de cirurgias em adultos e crianças.

Causas

A osteomielite da(s) costela(s) e osso osteomielite no esterno geralmente ocorrem após uma cirurgia com intervenção (corte) do osso. Isso geralmente ocorre nas cirurgias chamadas toracotomias, que servem para o tratamento de doenças do tórax (câncer de pulmão, etc). A osteomielite também pode ser decorrente de infecção de outro órgão (pulmão, flebite, etc) que, através da corrente sanguínea, se implantou nas costelas. Pode ainda ocorrer devido à evolução de um trauma torácico com fratura do osso esterno, como também de uma ou mais costelas.

Por que isso ocorre?

Esse problema oorre por um dos seguintes fatores, isolados ou combinados entre si: falta de circulação sangüínea no local, reação adversa aos fios de sutura aço, tempo operatório prolongado, baixa resistência do indivíduo, contaminação através do ar em contato com o dreno torácico, etc.

Principais sintomas

Ocorre aparecimento de hiperemia (vermelhidão) na ferida operatória, dor local, aumento de volume local, com ou sem febre, podendo haver saída de secreção da ferida cirúrgica, que inicialmente é sanguinolenta e evolui para purulenta (pus). Pode haver instabilidade local – quando a pessoa tosse ou respira fundo, percebe que o osso se movimenta e produz barulho provocado pela fricção de um lado contra o outro (“croc-croc”).

Fase crônica

Ocorre semanas ou meses após a cirurgia, com alterações na ferida cirúrgica, tais como: aumento de volume local (surgimento de uma pequena bola), hiperemia local (vermelhidão), dor local leve ou intensa. Geralmente há saída de secreção purulenta (pus) através de um pequeno orifício na pele, geralmente no nível da cicatriz da cirurgia.

Tratamento clínico

É realizado com o uso de antibiótico. Infelizmente, é comum que não haja resolução da infecção sem que seja realizado um tratamento cirúrgico associado. É comum que os sintomas reapareçam, mesmo depois de semanas ou meses de tratamento com antibióticos.

Tratamento cirúrgico

Esse geralmente é o tratamento que proporciona maior chance de cura. Existem várias cirurgias que podem ser realizadas, dependendo da fase de evolução da doença (aguda, subaguda ou crônica). O princípio básico é retirar a parte do osso que está necrosada (morta) e com infecção.

Essas cirurgias podem se classificar como desde pequenas até bastante complexas, e dependem do estado geral do indivíduo e a extensão de sua doença. São várias as cirurgias realizadas para o tratamento da osteomielite das costelas e osteomielite no osso esterno: drenagem local; debridamentos cirúrgicos; retirada das costelas infectadas ; e as mioplastias.