Fenômeno de Raynaud
É uma alteração que ocorre nas mãos (podendo também ocorrer no nariz e orelhas) caracterizada pela mudança na cor da pele, associada ou não à frigidez (mãos frias).
As mãos podem ficar: 1) brancas (palidez), 2) azuladas ou arrocheadas (cianose) ou 3) vermelhas. Podem ocorrer todos os 3 sintomas descritos acima ou algum deles isoladamente. Geralmente esses sintomas aparecem em seqüência e imediatamente após exposição a temperaturas frias ou alterações emocionais (ansiedade, nervosismo, situações novas, etc). Essas alterações podem durar minutos ou horas.
Pode haver presença de úlceras (feridas) nos dedos e mãos, associados ao fenômeno de Raynaud.
O Dr. Malucelli possui longa experiência na medicina do tórax no Brasil e já realizou centenas de cirurgias em adultos e crianças.
Por que isso ocorre?
As mudanças que ocorrem na coloração e temperatura das mãos são decorrentes de alterações no fluxo de sangue na pele, alternando-se entre vasodilatação e vasoconstrição. O fenômeno de Raynaud pode ser: 1) primário (não se sabe exatamente por que ocorre) ou 2) secundário (quando associado com outras doenças).
Como fazer o diagnóstico?
É feito através da visualização das alterações de pele descritas anteriormente. Para desencadear as alterações, podemos pedir que o paciente coloque as mãos em um balde com água gelada.
Tratamento clínico (não cirúrgico)
Se o caso for de Raynaud primário, pode-se tentar o tratamento com medicamentos (vasodilatadores, simpaticolíticos, etc).
Se for de Raynaud secundário, deve ser realizado o tratamento da doença primária e, eventualmente (decidir caso a caso), fazer tratamento com cirurgia de simpatectomia.
Tratamento cirúrgico
O tratamento para eliminar a dor e, eventualmente, evitar que ocorram as alterações tróficas (pele, unhas, ossos, músculos, articulações, etc) pode ser tentado com a vídeo-cirurgia do tórax onde faz-se a interrupção da mensagem do sistema nervoso simpático dos dois lados do tórax.