Hérnia do diafragma ou diafragmática

Na hérnia do diafragma ocorre o enfraquecimento (hérnia) ou a ruptura do músculo do diafragma com conseqüente passagem total ou parcial do conteúdo do abdômen (intestino, fígado, estômago, etc) para o interior do tórax.

Geralmente ocorre em decorrência de um trauma na região do abdômen por exemplo, quando a pessoa sofre um acidente automobilístico.

Pode também ocorrer em pós-operatórios de algumas cirurgias do tórax, do abdômen, da coluna ou ainda, em decorrência de infecções (abscesso subdiafragmático, etc). Também pode ocorrer como uma alteração congênita que se apresenta de duas maneiras: hérnia de Bochdalek e hérnia de Morgani.

Quais os tipos dessa hérnia?

Hérnia Adquirida

  • Aguda: quando ocorre imediatamente após o trauma, cirurgia ou infecção.
  • Crônica: quando ocorre semanas, meses ou anos após o trauma, cirurgia ou infecção.

Hérnia Congênita do diafragma

As congênitas são Morgani e Bochdalek. A pessoa já nasce com essas hérnias porém os sintomas podem aparecer na infância, adolescência ou somente na fase adulta. Muitas vezes a hérnia já é visível em uma ecografia feita na mãe durante a gestação (gravidez) fetal.

Quais as conseqüências dessa hérnia?

A pessoa poderá apresentar dor torácica, falta de ar, infecções pulmonares de repetição ou sintomas de infecção ou de alterações no trânsito gastrointestinal.

Diagnóstico

É feito através da história clínica, radiografia e/ou tomografia do tórax. Eventualmente, são necessários outros exames.

Tratamento

Das hérnias adquiridas

  • Hérnia Aguda: O tratamento é cirúrgico, imediato, geralmente através de uma cirurgia, geralmente através do abdômen.
  • Hérnia Crônica: O tratamento pode ser feito por meio de vídeo-cirurgia do tórax ou cirurgia do tórax minimamente invasiva.

Das Hérnias Congênitas

O tratamento é realizado por uma cirurgia que pode ser por meio de vídeo-cirurgia do tórax ou cirurgia do tórax minimamente invasiva. O objetivo da cirurgia é corrigir a hérnia (defeito do múculo diafragma) utilizando preferencialmente o próprio diafragma ou utilizando materias médicos sintéticos como : tela de marlex, tela de gor-tex, etc.