Pneumotórax

Pneumotórax é a presença de ar no espaço entre o pulmão e a parede do tórax (no espaço pleural).

O Dr. Malucelli possui longa experiência na medicina do tórax no Brasil e já realizou centenas de cirurgias em adultos e crianças.

Por que isso ocorre?

O pneumotórax dito espontâneo ocorre devido a uma perfuração do pulmão, com saída de ar para o espaço pleural. Isso pode ocorrer devido à perfuração de pulmão sadio frente a um esforço (tosse, evacuação, realização de exercício físico ou força para empurrar ou levantar algo) ou devido à perfuração de uma bolha de enfisema pulmonar (em pacientes fumantes ou não). Pode ocorrer tanto em idosos como em jovens.

Sintomas

Dor torácica súbita, que pode ocorrer após exercício físico ou esforço, falta de ar e tosse seca.

Diagnóstico

É feito através do exame físico e radiografia de tórax, eventualmente através da tomografia do tórax.

Tratamento clínico

Raramente é feito o tratamento clínico (simples observação), pois existe o risco de vida. Se esse pneumotórax aumentar (e isso pode ocorrer inesperadamente, a qualquer momento), a pessoa terá uma grande possibilidade de morrer. Além do que, a presença de um pneumotórax não tratado tem grandes chances de evoluir para uma infecção grave do tórax chamada empiema pleural (ou da pleura).

Tratamento cirúrgico

Classicamente, esse é o tratamento de escolha, realizado por meio de drenagem do tórax. É feito com anestesia local e sedação. No centro cirúrgico, é introduzido um dreno (tubo circular de material sintético) dentro do tórax do paciente, entre a parede torácica e o pulmão. Esse tratamento garante bons resultados em 95% dos casos, sendo o dreno retirado em dias ou semanas, quando então o paciente poderá receber alta hospitalar.