Eventração do diafragma ou diafragmática
Eventração do diafragma ou diafragmática
Eventração do diafragma é quando o diafragma invade o tórax. Isso ocorre quando o músculo diafragma está paralisado (parado), e, portanto, sem executar sua função na respiração.
Geralmente ocorre em decorrência de uma lesão no nervo frênico. Esse nervo é que, através de estímulos, faz com que o músculo diafragma se movimente. Pode ocorrer lesão do nervo devido a um trauma na região do tórax, bem como em pós-operatórios de cirurgia cardíaca, torácica ou mesmo da região cervical (pescoço).
Outra causa do problema pode estar ligada a um tumor que esteja invadindo o nervo frênico em algum local de seu trajeto até o diafragma (no pescoço ou tórax) ou também em decorrência da flacidez muscular motivada pela idade ou por outras síndromes musculares.
Sintomas
A pessoa poderá apresentar dor torácica, falta de ar, infecções pulmonares de repetição devido a compressão do pulmão ou pode ainda ocorrer alterações no trânsito gastrointestinal (quando o conteúdo abdominal está dentro do tórax).
Diagnóstico
É feito através da história clínica, radiografia (em inspiração e expiração forçada) ou tomografia do tórax. Eventualmente, há necessidade de outros exames.
Tratamento
O tratamento pode ser feito por meio de vídeo-cirurgia do tórax ou cirurgia do tórax minimamente invasiva. Nessa cirurgia o músculo diafragma é tracionado / plicado / esticado e dessa maneira voltará a ter o formato quase normal e deixará de comprimir áreas pulmonares.