Mesotelioma (Tumor na Pleura)

Existem vários tipos de tumores (benignos ou malignos) que podem se desenvolver na pleura. O mais comum é o mesotelioma, que, quando localizado, é geralmente benigno, e quando difuso, é sempre maligno. Além desse, a pleura pode apresentar metástases que são tumores oriundos de outras regiões do corpo e que nela se implantam. Pode ainda ocorrer invasão direta da pleura por tumores do pulmão, da parede torácica ou de qualquer outro órgão do tórax.

O Dr. Malucelli possui longa experiência na medicina do tórax no Brasil e já realizou centenas de cirurgias em adultos e crianças.

Diagnóstico

É feito por meio da visualização de alterações (tumor ou espessamento da pleura) em uma radiografia ou tomografia do tórax. Em geral, a pessoa apresenta dor torácica, falta de ar e, ainda, pode ocorrer um derrame pleural.

Tratamento

Deve-se solicitar uma avaliação do Cirurgião do Tórax, que irá fazer o diagnóstico definitivo através de toracocentese e biópsias da pleura. Uma grande parcela das pessoas necessitará de um tratamento cirúrgico, associado ou não com quimioterapia.